“Publicamos para não passar a vida a corrigir rascunhos. Quer dizer, a gente publica um livro para livrar-se dele.”
Jorge Luis Borges
Infantojuvenil
O Mestre dos Games
Editora
Ática/Scipione
Coleção
Vagalume
Edição/impressão
2ª edição / 8ª Reimpressão
Cláudio Renato está passando as férias na chácara do avô. Aficionado por jogos eletrônicos, leva o seu game portátil para não ficar entediado. Certo dia, os dois são rendidos por criminosos. Cláudio consegue fugir, mas acaba perdido na mata. É aí que algo fantástico acontece... Com a ajuda do seu game, o garoto vai parar em outra dimensão, dentro de um jogo. Nesse mundo virtual, ele encontra seres curiosos que o ajudam a amadurecer e salvar o avô.
O mestre dos games é o primeiro livro juvenil de Afonso Machado. Misturando fantasia e investigação policial, narrativa de suspense e ilustrações inspiradas em HQ, o livro é repleto de adrenalina do começo ao fim.
Livro Impresso
Publicação
Projetos educacionais - Editora Moderna
Livro
O Mestre dos Games
Capítulo
07 - O Acaso
Como apoio ao ensino de Português, seção “Narrativa de Aventura”, o sétimo capítulo do livro O Mestre dos Games, o Acaso, foi selecionado pela Editora Moderna para compor dois de seus projetos educacionais multiplataforma: Araribá Plus e SET Brasil, ambos totalizando 60 mil exemplares impressos, mais acesso digital.
De acordo com as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os projetos potencializam o trabalho do professor e valorizam o desenvolvimento cognitivo e socioemocional do aluno, promovendo a interdisciplinaridade, o protagonismo e a formação ética e cidadã.
Livro Impresso e digital
Romance
Finalista
O mundo é estranho nessa hora
Reconhecimento
Duas vezes finalista do Prêmio SESC de Literatura
A secretária, o andarilho, o escritor.
O cotidiano na vida de três personagens.
Ana, a secretária, vive a realidade crua do dia a dia numa grande empresa.
Tenta evitar, como pode, as investidas do chefe. Sofre com o medo de ser mandada embora e luta por preservar seu espaço junto aos pais controladores. Os relacionamentos amorosos não vão bem. Faz terapia e começa a questionar seus valores de vida e a dificuldade que é dizer não.
Marcelo, com um passado de contestações políticas não entende como Ana pode viver submetida. Ele larga o emprego e, como um andarilho, sai em busca de sensações, de utopias existenciais, se deixando levar pelo acaso e por estranhas escolhas.
O escritor escreve sobre sonhos, encontros e desencontros, enquanto também questiona sua própria realidade e missão.
As personagens vão se tocando ao longo do livro para, ao final, encontrarem-se de modo fantástico.
O livro foi por duas vezes finalista do Prêmio SESC de Literatura.
Livro digital
Romance
Jovem Adulto
Hóspede do mirante
André vive à beira de um rio no Pantanal. Ele e o pai retornam do lugarejo depois de uma forte chuva e descobrem que a mãe, cega, morrera na enxurrada. O corpo é enterrado no quintal.
George de Córdoba e o filho Daniel chegam ao Pantanal vindos de São Paulo. George tenta convencer os nativos, entre eles, André e o pai, que um hotel na região só trará progressos.
O livro é centrada em protagonistas jovens: André e Daniel, com valores e culturas diferentes e que, ao longo da obra, cruzam percursos rumo ao autoconhecimento. Admiração, amizade e intimidade, questionamentos interiores, em resposta às circunstâncias do cotidiano do hotel Mirante.
Romance de formação, com características de “Young Adult”, o livro trata do embate com o destino: quem de um lado o aceita, e quem passa a vida lutando contra ele. É como descer o rio ou remar contra a corrente. Rio que, no caso do Mirante, é emblemático e simbólico.
Cidade e campo, contemplação e ação, cobiça e indiferença, pai e filho. Conflitos que vão definindo escolhas, afirmações profissionais, identidades.
Um escritor, em início de carreira, vai ao Pantanal reencontrar Daniel, companheiro de juventude. E, assim, ele contará a história do homem em busca de seu lugar no mundo.
Livro digital
Romance
Premiado
A noite nos conduz
Imagine alguém que deixa o Brasil nos anos da ditadura militar. O exílio autoimposto se dá mais por valores existenciais do que propriamente políticos. Duas décadas depois, ele deixa mulher e filhas no exterior e volta só, desejoso de reencontrar um país que a memória idealizou e reconstruir a vida. Desejoso de reencontrar a ambiência, os amigos da infância, inclusive o amigo que enveredara pela luta armada.
Porém, se defronta com finais da Era Collor e, convivendo com individualismos exacerbados, exemplos de imoralidade e corrupção, principalmente no mundo do trabalho do qual participa, procura uma saída, um centro, algum alento existencial.
Esse é o tema que perpassa o romance A noite nos conduz.
O personagem, em questão, consciente da falência e esgotamento dos valores com pretensões morais, notadamente no “Mundo do Trabalho”, se põe em busca de uma ética própria, até onde isso é possível. Age como um buscador, numa espécie de acordo tácito consigo mesmo, de um modo de vida que o coloque à deriva dos padrões ou modelos preestabelecidos para conseguir assim seguir em frente.
O livro recebeu da Fundação Biblioteca Nacional, o prêmio Bolsa para Autores com Obra em Fase de Conclusão
Livro digital
Conto
Finalista
Quando sábado chegar
Quando Sábado Chegar foi finalista do Prêmio SESC de Literatura e segundo colocado no concurso de livros de contos do Sindicato dos Publicitários de São Paulo.
Dos contos presentes no volume, seis foram premiados em concursos literários e publicados em coletâneas e jornais.
O livro de contos é composto de duas partes:
Parte I: De segunda a sexta – são contos centrados no “Mundo dos escritórios”. Eles apresentam, de um modo lúdico, a riqueza e vazio da vida em escritórios. O mundo das ordens e das regras; da obediência, das idiossincrasias e da rotina em situações limites que ainda hoje insistem em existir num ambiente de trabalho. Kafka, numa das cartas à Milena, diz; “O escritório não é uma instituição estúpida, ele acentuaria mais o domínio do fantástico, que do estúpido”. Ele, Kafka, que soube alargar o cenário dos escritórios às dimensões gigantescas do universo.
Parte II: Enquanto o fim de semana não vem – traz contos com temas variados. Futebol, carnaval, natal, música e violência, entre outros. Apresentam experimentos de linguagem, questionam o fazer literário e o próprio “Mundo da literatura”. Sobretudo, os personagens, com suas buscas e valores de vida, de certa forma, também esperam pelo sábado.
Livro digital
Romance
Sincronismos perversos
O amigo de juventude, Jovan, expatriado da guerra dos Balcãs, ouve uma voz anunciando a sua morte e está convencido que irá morrer a qualquer momento. O tema permanecerá latente até as últimas páginas do livro. André, em socorro ao amigo, revive a história de uma amizade, como num romance de formação, pontuada, no passado, pela experiência literária de ambos conduzindo as idealizações e experiências de vida, e, no presente, a luta do narrador por manter-se digno num mundo do trabalho que não vê limites éticos para o lucro.
Sincronismos Perversos trata, por um lado, da paixão pela literatura, com citações de livros e autores ao longo da trama que perpassa por temas como a amizade, as relações familiares, a arte, a guerra, o exílio. Por outro lado, por discussões como vocação e profissão, meandros da medicina e eutanásia, empresas e trabalho, capitalismo e corrupção.
Livro digital
Conto
Em seus olhos todas as desesperanças do mundo
Um escritor revela os segredos de seu processo criativo, as inspirações e também fracassos, enquanto se defronta com acontecimentos sombrios de uma madrugada fria, em São Paulo.
Livro digital
Adaptação musical do conto, criada por Ville Victorazzo
Publicação
Ficções - Contos inéditos
Livro
Ficções - Contos Inéditos
Conto
André
Coerente com o seu propósito de revelar novos autores e possibilitar aos consagrados um espaço para a publicação de seus inéditos, Ficções nº 3, traz muitas novidades para os leitores: o miniconto de Rosa A. Strausz, a flor-narradora de Renata F. Borges, o ônibus fantástico de Caio Porfírio Carneiro, entre várias outras narrativas que formam um verdadeiro painel da atual literatura brasileira (...)
Charles Kiefer
Leia o conto
Livro digital

Conto
Premiado
Prêmio UFF de Literatura Antalogia Vinicius de Moares - 100 anos
Livro
Prêmio UFF de Literatura Antalogia Vinicius de Moares - 100 anos
Conto
Alguma coisa acontece
Ao longo de 2013, muitos eventos têm celebrado o centenário de nascimento de Vinicius de Moraes. A Universidade Federal Fluminense não poderia deixar de também reverenciar o grande poeta. Versos de Vinicius foram a motivação para a sétima edição do nosso Prêmio UFF de Literatura. O resultado está aqui: poetas, cronistas e contistas, inspirados pelo poeta, aceitaram o convite e criaram textos que falam dos encontros e desencontros que marcam nossas vidas.
Leia o conto

Conto
Premiado
Histórias de Trabalho
Livro
Histórias de Trabalho - 2013
Conto
O Vazo de plantas
Quer conhecer algumas Histórias de Trabalho? De que tipo? Verdadeira, inventada, em versos, em imagens ou mais acadêmica? Temos todas! Conheça os selecionados do concurso Histórias de Trabalho que participarão da coletânea 2013, com lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre: Histórias Inventadas: Afonso Machado - VASO DE PLANTAS, Ana Maria Souto de Oliveira – PRECÁRIAS, Bethania Pires Amaro - A VELHA PAIXÃO BRASILEIRA,
Leia o conto

Conto
Premiado
Histórias de Trabalho
Livro
Histórias de Trabalho - 2015
Editora
Editora da Cidade
Conto
O caso dos materiais de escritório
O concurso Histórias de Trabalho chega à sua vigésima segunda edição, com novos textos e imagens selecionados a partir de um amplo conjunto enviado por cidadãos dos mais diversos lugares. E eles têm muito a dizer. São histórias verdadeiras ou inventadas, fotografias, quadrinhos e cartuns reveladores de um olhar especial sobre o tema, compartilhado neste livro da Editora da Cidade/SMC.
Leia o conto

Conto
Premiado
Histórias de Trabalho
Livro
Histórias de Trabalho - 2016
Editora
Editora da Cidade
Conto
Ano que vem, eu serei outro homem
Várias são as ações físicas, materiais e intelectuais realizadas pelo homem com base no esforço criativo que o impulsiona a transformar a realidade. Registrar memórias e narrativas sobre essa temática é importante para compreender os processos produtivos e seus protagonistas. Com esse objetivo, o concurso Histórias de Trabalho chega à sua vigésima terceira edição. São histórias verdadeiras ou inventadas, fotografias, quadrinhos e cartuns reveladores de um olhar especial sobre o tema, compartilhado neste livro.
Leia o conto
Microconto
Selecionado
Cortejo
140 caracteres
O carro fúnebre, escuro e longo como um caixão, parte lentamente. O motorista, enterrado no assento macio, dá adeus para mim.

Conto
Publicação
Jornal Bahia Notícias
Editora
Editora Cultura
Conto
Tropical
Com raízes e familiares na Bahia, o escritor e publicitário paulista Afonso Machado recebeu da Fundação Biblioteca Nacional o Prêmio Bolsa para Autor, pelo romance Quando a Noite nos Conduz. Foi duas vezes finalista do Prêmio SESC de Literatura. Outro trabalho seu, O mestre dos games, livro infantojuvenil, foi publicado pela Editora Ática. Desde a adolescência escreve contos que trazem a marca do texto publicitário, objetivo, direto, frases curtas, seguras. Nesse texto ele conta de uma maneira muito própria o sonho do carnaval de um casal de foliões, as fantasias, o desfile, a festa, a quarta-feira-de-cinzas, o sonho do carnaval seguinte. Você vai gostar.
Carlos Navarro Filho
Leia o conto: Tropical
Os contos:
O lixeiro que passa toda terça
Menos aos sábados e domingos
O peso de uma bola
Acaso
Conto
Selecionado
Revista Cult
Conto
Covil